Além de um Comportamento: Mecanismos de Defesa

Todos nós temos mecanismos de defesa que desenvolvemos ao longo do tempo, muitas vezes sem ter consciência disso. Em momentos de dificuldade, os comportamentos que desenvolvemos no passado com desafios de um mínimo de dor são os que repetimos, mesmo quando parte de nós sabe que eles não funcionam mais. Tal comportamento é uma resposta natural de nossos aspectos físicos e mentais. Mas por sermos seres espirituais, temos a capacidade de evoluir hábitos e padrões para ver a verdade que havia além. E a partir desse momento, podemos fazer escolhas que nos permitem trabalhar diretamente com aquela verdade dentro de nós. A maioria dos nossos mecanismos de defesa foram desenvolvidos na infância, a partir do momento em que percebemos que ao chorar teríamos a atenção desejada.
 Alguns de nós podem ter se refugiado nos outros na vida, descobrindo maneiras de direcionar a atenção para longe de nós mesmos por completo, criando projetos ou resgatando outros de si mesmos, pois é uma maneira eficaz para evitar lidar com os nossos próprios problemas.
E quando as pessoas são realmente ajudadas por nossas ações, temos a vantagem adicional de nos sentirmos heróis. Mas, enquanto as defesas nos mantém longe das coisas que tememos, elas também podem trabalhar para manter longe de nós as coisas boas. Quando somos honestos com nós mesmos sobre o que realmente desejamos, podemos ligar os nossos desejos com o poder do espírito criativo dentro de nós. Sabendo que somos um com a energia do universo podemos liberar qualquer necessidade de defesa. Confiando nesse poder, sabemos que estamos exatamente onde estamos destinados a estar, e que os desafios trazem presentes de crescimento e experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe suas idéias e sugestões.

Veja também: